Human Body Communication

Compartilhe:

A Tecnologia HBC

Human Body Communication (HBC) é uma tecnologia sem fio que usa os tecidos do corpo humano como meio de propagação de sinal. Na tecnologia HBC, o sinal de informação é acoplado ao corpo por meio de um campo eletrostático ou magnetostático por meio de eletrodos e é capturado em outra parte do corpo por meio de eletrodos semelhantes.

A tecnologia HBC tem menor consumo de energia do que as abordagens convencionais de radiofrequência (RF), pois opera em frequências mais baixas, geralmente entre 0,1 MHz e 100 MHz, evitando os efeitos de sombra do corpo, circuitos e antenas de RF complexos e famintos de energia.

Além disso, o sinal é confinado principalmente ao corpo humano, garantindo alta segurança na comunicação de dados e alta eficiência na utilização da rede. Projetos já demonstraram alcançar eficiência energética de pJ/bit e potência de micro-Watts, abrindo caminho para dispositivos autônomos alimentados por energia coletada.

Com essas características, a tecnologia HBC ajuda a reduzir o volume da bateria e, consequentemente, o tamanho e o peso de dispositivos vestíveis, como relógios, fones de ouvido, óculos, sapatos ou roupas. No geral, o HBC apresenta-se como uma alternativa interessante para implementação de Body Sensor Networks (BSN) ou Body Area Networks (BAN), principalmente por ser suportado pelo padrão IEEE 802.15.6 para comunicação sem fio de curto alcance, baixo consumo e alta confiabilidade. sistemas para uso próximo ou dentro do corpo humano.

Além disso, o sinal é confinado principalmente ao corpo humano,
garantindo alta segurança na comunicação de dados e alta eficiência na utilização da rede
_______
Newsletter

Instagram