Tecnologia de Endoscopia por Cápsula
Compartilhe:
Artigo: Tecnologia de Endoscopia por Cápsula: Uma Nova Era no Exame do Trato Digestivo
Autores *:Kang-ming Huang
1
, Hua-bin Qiu
2
Yinghan Deng
1
, Lian-hui Wu
1
Hong-bin Chen
1
,
(1)Departamento de Gastroenterologia, Primeiro Hospital Sanming, Fujian Universidade Medicina, Sanming, China
(2) Departamento de Endoscopia Gastrointestinal, Primeiro Hospital Sanming, Universidade Medicina de Fujian, Sanming, China
Resumo (*)
A endoscopia por cápsula (EC) representa um importante avanço inovador nos exames gastrointestinais (GI), distinguindo-se por sua natureza não invasiva, indolor e conveniente, e rapidamente se estabeleceu como uma ferramenta crucial para o diagnóstico e tratamento de doenças digestivas. Com o desenvolvimento da inteligência artificial (IA) e do aprendizado de máquina (AM), à medida que a IA e o AM progridem, as capacidades da EC expandiram-se para além da mera obtenção de imagens do trato gastrointestinal; estão evoluindo progressivamente para abranger procedimentos como biópsias e administração direcionada de medicamentos.
Esta revisão pesquisou sistematicamente em cinco repositórios respeitáveis - Scopus, PubMed, IEEE Xplore, ACM Digital Library e ScienceDirect - todas as publicações originais sobre EC de 2001 a 2024.
A revisão fornece uma visão geral do status atual e das limitações identificadas da EC, destacando o papel significativo que a IA e o AM deverão desempenhar em seu desenvolvimento futuro.
Palavras-chave
endoscopia por cápsula
resistência
transmissão de imagens
avanços em inteligência artificial
limitação
Publicado: 30/12/2024 Digest Endosc 2024;15:243-249.
Endereço para correspondência: Hong-bin Chen, MD, Departamento de Gastroenterologia, Primeiro Hospital Sanming, Universidade Médica de Fujian, Nº 29, Dongxin 1st Road, Ledong Street, Sanming City 365000, China (e-mail: smchb2008@qq.com).
Esses autores contribuíram igualmente para este trabalho e compartilham a primeira autoria.
© 2024. O(s) Autor(es).
Este é um artigo de acesso aberto publicado pela Thieme sob os termos da Licença de Atribuição Creative Commons, permitindo uso, distribuição e reprodução irrestritos, desde que o trabalho original seja devidamente citado. (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)
Thieme Medical and Scientific Publishers Pvt. Ltd., A-12, 2º andar, Setor 2, Noida-201301 UP, Índia Artigo de Revisão THIEME 243. Artigo publicado online: 30/12/2024
Resumo (*)
O artigo na sua versão original e traduzido se encontra disponível em PDF para download
_______